Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto para análise (autor desconhecido)

Convocação Urgente do Fabricante
O Fabricante de todos os seres humanos, está convocando as peças fabricadas,independente da marca ou ano, devido a um grave defeito no componente principal e central do coração, ocorrido nas unidades originais chamadas Adão e Eva, resultando na reprodução dos mesmos em todas as unidades subseqüentes.

Este defeito foi tecnicamente denominado, P.E.C.A.D.O. (Peça Enfraquecida Com Anomalias Detectadas no Original), cujo sintoma principal é a perda de julgamento moral.

Outros sintomas:
 
(a) Fornicação
(b) Impureza
(c) Conduta desenfreada
(d) Idolatria
(e) Prática de espiritismo
(f) Inimizades
(g) Rixa
(h) Ciúme
(i) Acessos de ira
(j) Contendas
(k) Divisões
(l) Seitas
(m) Inveja
(n) Bebedeira 

 
O Fabricante, que não é responsável ou culpado por este defeito, fornece reparo e serviço, gratuito, para corrigir o problema P.E.C.A.D.O.

O contato com o Fabricante é: ORAÇÃO.
 
Quando estiver conectado, delete o executável P.E.C.A.D.O. utilizando a ferramenta ARREPENDIMENTO.

Depois, carregue NOVA PERSONALIDADE.
 
Não importa o tamanho do defeito PECADO, NOVA PERSONALIDADE o substituirá por:

(a) Amor
(b) Alegria
(c) Paz
(d) Longanimidade
(e) Benignidade
(f) Bondade
(g) Fé
(h) Brandura
(i) Autodomínio
 
Por favor, para maiores informações, veja no manual de instruções: Bíblia Sagrada.

OBS IMPORTANTE: Continuar a operar a unidade humana sem correção, anula a garantia do fabricante, expondo o proprietário a perigos e problemas numerosos demais para uma listagem e a unidade humana será permanentemente recolhida do mercado. (não sei o autor deste texto, caso alguém o saiba, por favor nos avise)

segunda-feira, 28 de março de 2011

receita do dia

"os cantores empolgam-se em ré maior ou ré menor, enquanto os farmacêuticos e médicos em ré médio." - (ely vidal - 280311)

sábado, 26 de março de 2011

mensagem 250311 - o milagre

"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos." (Lc 9:1-2)

a operação proposta pelo senhor não requer bandas, fanfarras ou fogos de artifício.
é algo feito por pessoas comuns em lugares comuns.
as pessoas que operam não se vestem com roupas estapafúrdias, ou praticam atos tresloucados, como que possuídos por alguma entidade (quer seja essa entidade chamada demoníaca ou não).
o santo e divino espírito opera com ordem, graça, sabedoria e poder; e, acima de tudo, com a simplicidade que caracteriza já a criação, da qual ele é o principal mentor e executor da obra.

"Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado." (2 Rs 5:10)

ele dirá ao doente pessoalmente ou por mensageiro, que importa?:
banha-te sete vezes no rio tal ou qual.

"Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação." (2 Rs 5:12)

não será absolutamente nas termas de jurema, ou nas piscinas do barack obama, mas talvez ele te diga para banhar-se no rio tietê, como fora feito com naamã, quando o profeta o mandou banhar-se em um rio que, a naamã, parecia indigno de ser utilizado por um homem de sua posição, uma vez que ele era poderoso, rico e respeitado.

"Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado." (2 Rs 5:13)

aí reside o teste da obediência.
não eram as águas que purificariam naamã, mas a sua obediência às ordens que o senhor mandava por meio de seu servo, o profeta.

"Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado." (2 Rs 5:14)

o senhor estava empenhado em mostrar que ainda havia profeta em Israel. é isso que o senhor ainda faz questão de mostrar.

"Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel." (2 Rs 5:8)

ainda hoje há profeta em israel.
homens e mulheres que, sem luzes nem holofotes, sem aparato algum, quando oram, proporcionam o mover de deus.
não porque seja tal ou qual oração feita por tal ou qual pessoa; mas porque há a vontade imarcescível do senhor deus em operar naquele momento para mostrar ao mundo que:

"Pelo que hoje saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há." (Dt 4:39)

"O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!" (1 Rs 18:39)

"Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, sê servido de nos livrar da sua mão; e, assim, saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus." (2 Rs 19:19)

lembrando que a autoridade de profeta não foi conferida a reis, príncipes ou governadores, mas a humildes servos do deus vivo, que sequer tem onde repousar a cabeça algumas vezes, e que se doam por inteiro à obra do senhor.
lembramos que:

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Ap 2:17)

na unção com que fui ungido e qualificado para que fale quando o divino espírito assim me autoriza, te abençoo em nome do pai, do filho e do espírito santo, amém e amém!!! - (igreja evangélica santo dos santos - bispo ely vidal - fones: (+55) 041-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - msn: elysilmarvidal@gmail.com - http://www.santodossantos.org - mensagem 250311 - o milagre)

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos, nos pergunte como.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Discas para escrever bem

24 Dicas para escrever bem


Você também é daquelas pessoas que passam o tempo preocupado por ter que escrever um relatório, um comunicado, uma carta, mas nunca se sentam para escrever, vivem arranjando uma ou outra desculpa para adiar a tarefa mais um dia, mais uma semana, como se tivesse que enfrentar um bicho-de-sete-cabeças? Então vamos rever alguns conceitos!
A escrita é, antes de tudo, uma forma de expressão!


1. Pense primeiramente no que significa escrever. Qualquer que seja o texto que você esteja escrevendo, ele precisa fazer sentido para você e para o leitor. Ele vai comunicar o que você está pensando, por isso deve ser escrito com objetividade e coerência, de modo que o destinatário receba a informação exatamente do jeito que pretendeu passar.
Em função do sentido é que você vai se preocupar com a forma. Porque sempre há um jeito preciso para transmitir uma determinada idéia em um determinado momento, assim como há palavras apropriadas para estabelecer a ligação entre as idéias, fazendo o texto fluir com clareza.
Quanto mais atenção você der a seu texto, quanto mais tempo tiver para trabalhar suas idéias, melhor será o resultado do seu processo de escrita. E quanto mais você escrever, mais prazer vai ter em escrever.

2. Comunique-se por escrito com naturalidade. Quando você está ao lado de pessoas conhecidas, certamente se expressa com naturalidade, sem se preocupar em recorrer a um vocabulário que não domina, ou em construir frases invertidas, cheias de figuras de linguagem ou construções que lembram autores do início do século 18. Na comunicação oral, você se expressa com naturalidade, encadeando as frases umas às outras, procurando ser coerente ao expor suas idéias.
Assim também deve agir quando escreve. A única diferença é que você não tem à sua frente o destinatário da sua mensagem, não pode perceber de imediato se ele está ou não compreendendo o que você diz. Logo, o que você precisa na hora de escrever é construir seu texto de tal maneira que quem o leia possa compreender com facilidade o que você quis transmitir. E é claro que, se você é uma pessoa cuidadosa com a sua linguagem oral, será ainda mais com a sua linguagem escrita.

3. Diminua a ansiedade. Muitas pessoas fazem do ato de escrever um bicho-de-sete-cabeças porque querem ter um texto absolutamente perfeito: criativo, original, coerente, coeso, claro, objetivo, com todas – absolutamente todas – as regras gramaticais rigidamente obedecidas, para que, ao ser lido, ninguém faça nenhum comentário que possa comprometê-lo.
Se você também pensa assim, é claro que deve ficar ansioso toda vez que precisa escrever um texto. Porque um texto escrito é, antes de tudo, algo que aperfeiçoamos com o tempo. Melhor ainda: o texto é algo que não deveria nunca ser visto como algo pronto, definitivamente acabado. Um texto é algo que está sempre em construção. Tanto que, ainda quando atende a todas as normas de formato e escrita, pode ser objeto de críticas e avaliações, como ocorre, muitas vezes, com trabalhos de conclusão de curso e até mesmo com livros de autores consagrados.
Portanto, se tiver que escrever um texto, comece a agir com naturalidade. O primeiro passo é sentar e começar a escrever. Melhor ainda se você puder começar a escrevê-lo com antecedência. Assim vai poder aprimorá-lo a cada dia, deixando-o, aos poucos, do jeito que você quer.

4. Escreva logo o que precisa escrever. Se você também está sempre adiando o momento de escrever porque nunca sabe por onde começar, ou porque teme como os outros vão avaliar seu texto se não utilizar todas aquelas regras que aprendeu na escola durante as aulas de Português, uma boa dica é começar a colocar no papel as idéias que estão lhe surgindo sobre o assunto como se fosse enviá-las para alguém com quem você costuma conversar, ou até mesmo escrever e-mails, manifestando seu ponto de vista a respeito de determinados assuntos.
Se você começar a escrever para uma pessoa amiga, simulando uma interlocução, bem mais rápido do que imagina terá colocado no papel as idéias com fluência, interligadas umas às outras num texto coeso e coerente. Aí, então, bastará fazer as adequações necessárias para a finalidade a que de fato seu texto se destina.

5. Desenvolva o hábito de escrever. Uma maneira de começar a desenvolver a capacidade de escrita é relatar, diariamente, dez ou 12 linhas sobre algo que tenha chamado sua atenção. Pode ser um fato muito importante ou simplesmente algo circunstancial que tenha chamado sua atenção. Deixe passar alguns dias e releia o que escreveu. É bem provável que sinta vontade de fazer algumas correções, algumas alterações, ainda que não pense em mostrá-lo para ninguém, simplesmente porque, no íntimo, sente necessidade de escrever sempre da melhor forma possível.
Bem mais cedo do que imagina, você terá muita coisa escrita e – o que é melhor – terá desenvolvido o hábito de escrever com naturalidade. Você vai gostar tanto da experiência que é possível até querer criar um blog (um diário virtual) para registrar as impressões sobre os fatos que mais chamaram sua atenção, compartilhando-as com outras pessoas.

6. Desenvolva o prazer de escrever. Você já parou para pensar como seria o mundo sem a linguagem escrita? Se não houvesse tanta gente escrevendo livros, artigos, reportagens, matérias científicas, relatórios, cartas, comunicados? Se não houvesse tantas pessoas dispostas a expressar sua opinião sem uma excessiva preocupação com o que poderiam dizer a respeito de seus textos?
Felizmente há muita gente escrevendo, compartilhando idéias e pontos de vista. Provavelmente essas pessoas que escrevem também passaram pelo mesmo processo de escrever que você passou na escola ou que está passando agora. É provável também que muitas pessoas tenham vivido um processo tão prazeroso de escrever que resolveram fazer deste prazer sua profissão. Estão aí os escritores, os publicitários, os jornalistas dando seu exemplo. E eles constituem uma boa fonte para que aprendamos a escrever bem.

7. Aproveite bem a leitura para a sua escrita. Quando lemos com a preocupação de extrair do texto elementos que possam contribuir com nossa atividade do dia-a-dia, ou mesmo contribuir com o texto que precisamos escrever, terminamos a leitura levando conosco um ou mais pontos de reflexão, tentando não só reter as novas informações com que entramos em contato, mas também procurando relacioná-las com outras informações que já tínhamos a respeito do mesmo assunto.
Um bom jeito para aproveitar o máximo de uma leitura, além de registrar as informações, é observar a forma como o autor escreveu, procurando detectar as partes que compõem o texto e o modo como foram construídas as frases da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.

8. Desenvolva um bom vocabulário. Um bom vocabulário se consegue com boa leitura, com o hábito de registrar as informações e as palavras novas adquiridas com o contato com bons textos. Um outro processo de desenvolver o vocabulário é utilizar os bons dicionários de sinônimos, que trazem, além de palavras de iguais sentidos, as explicações gramaticais para plurais que não seguem o padrão geral, para a conjugação dos verbos irregulares e outras afins. Mas, além deles, há muitos outros a que você pode recorrer: os de antonímia , para os antônimos; os analógicos , para termos ou idéias afins; os de regência , para saber quais são as preposições que acompanham os verbos e os nomes em função de seus significados; os etimológicos , para conhecer a origem das palavras, as transformações sofridas por elas ao longo da história; os gramaticais ; os de pronúncia correta ; os técnicos , específicos a cada profissão, entre muitos outros. E, é claro, pode utilizar também o dicionário eletrônico, se tiver o hábito de escrever diretamente no computador. Deixe-o sempre ativado: ele é uma excelente ferramenta não só para sinônimos como também para a grafia correta, o uso de preposições adequadas e mesmo para informar a conjugação correta de alguns verbos que podem lhe causar dúvidas.
Características gerais do texto.

9. Familiarize-se com o texto. Toda comunicação, oral ou escrita, se dá em forma de texto. As conversas, os diálogos, as apresentações em público, o relato da visita a um lugar interessante, o comentário de um filme, o bate-papo com os amigos são todos exemplos de textos, porque são unidades de comunicação coerentes, desenvolvidas em torno de um assunto, têm uma seqüência, uma organização, uma intencionalidade, apresentam um significado para os interlocutores num determinado contexto ou numa determinada situação.
Sempre que você lê um texto, mesmo que não se dê conta, está em contato com algumas características básicas muito importantes para a sua organização, dentre elas, a situacionalidade ou contextualidade; a intencionalidade; a informação; a coerência e a coesão.
Verificar, principalmente, se um texto situa o leitor, se traz informações pertinentes, se tem coerência e coesão é muito importante para que ele seja aceito por diferentes leitores.

10. Deixe o leitor a par do que você está tratando. Freqüentemente dominamos tão bem um determinado assunto que, quando vamos escrever sobre ele, pensamos que a pessoa que o vai ler tem o mesmo domínio que nós temos, e aí, deixamos de situar o leitor em relação ao que estamos querendo transmitir.
Ainda que você acredite que quem vai ler o seu texto tenha um bom conhecimento sobre o assunto, não deixe de escrever algumas linhas iniciais para familiarizá-lo. E mais: não pule etapas, pensando que vai dizer o óbvio, que isso o leitor já sabe. Pense sempre que o leitor não pode nunca adivinhar o que você está pensando. Ele só pode entender seu texto a partir do que foi escrito.

11. Manifeste (ou simule) sua intenção. Quer seja o texto oral, quer seja o texto escrito, ele sempre é desenvolvido em função de uma intencionalidade do autor. Esta intencionalidade muitas vezes vem explícita, como é o caso, por exemplo, dos comunicados, que costumam trazer bem claros os seus objetivos. Outras vezes esta intenção vai sendo descoberta aos poucos, por uma leitura atenta, feita até mesmo nas entrelinhas, como é o caso de muitas crônicas, de muitos contos.
Quando estiver escrevendo, pense se vale a pena explicitar suas intenções logo no início ou deixar que o leitor as descubra pouco a pouco, à medida que for lendo o seu texto... Mas não se esqueça de que a opção por manifestar ou simular sua intenção vai depender do objetivo do texto, da sua finalidade e do seu destinatário.

12. Seja claro ao apresentar informações. Uma das principais funções dos textos, sem dúvida alguma, é informar. Ainda quando você recebe informações pelo rádio, ou pela televisão, elas chegam até você em forma de textos. Por isso, se elas não forem atuais, precisas e verdadeiras, os veículos de comunicação podem perder credibilidade e audiência. Isso também vale para quem escreve.
Ao transmitir informações a respeito de um assunto que conhece bem, você pode escrever o texto diretamente, sem fazer nenhum tipo de consulta. Contudo, quando se trata de algo de que não tem pleno conhecimento, você deve recorrer à pesquisa, consultar fontes que apresentem os diversos aspectos que o tema envolve e transmiti-los com clareza.

13. Faça bom uso de outros textos. Sempre que conversamos ou escrevemos, mesmo sem perceber, estamos fazendo uso de outros textos que já lemos ou já ouvimos, porque construímos nossos pontos de vista a partir do contato que temos com outras formas de ver o mesmo tema.
Quando bem usados, especialmente de forma explícita, trechos e citações de autores conhecidos podem dar um maior peso a suas palavras, se precisar, por exemplo, defender um determinado ponto de vista em torno de um tema polêmico. Por isso é sempre bom anotar frases que você leu e chamaram sua atenção, para poder recorrer a elas quando julgar conveniente. Mas lembre-se sempre de citar os nomes de seus autores.

14. Seja coerente. Uma das qualidades imprescindíveis para se ter um bom texto é a coerência. As idéias precisam estar todas muito bem relacionadas, do início ao fim. Só assim você pode garantir que ele terá um bom sentido e será bem-aceito pelos leitores. Por isso esteja sempre atento a tudo o que você escreve, releia várias vezes o seu texto, até mesmo em voz alta, para checar se está sendo coerente ao expor suas idéias, se não está caindo em contradição em nenhum momento.

15. Ligue bem as idéias. Além de apresentar coerência, um texto tem que apresentar coesão, ou seja, todas as partes precisam estar muito bem interligadas. Para estabelecer a relação entre as palavras, escolha preposições que transmitam exatamente o que você quer dizer. Se você escrever: Acabou de ler o relatório, passará a idéia de término, conclusão, mas se escrever: Acabou por ler o relatório, passará a idéia de ter sido levado a ler.
Você também pode recorrer aos pronomes, por exemplo, para relacionar duas frases: Henrique chegará mais tarde. Ele precisou ir ao médico . Ou, ainda, ligá-las com uma conjunção: Henrique chegará mais tarde porque precisou ir ao médico. Já para ligar um parágrafo ao outro, dependendo da idéia que pretende transmitir, você pode utilizar: por isso , em vista do exposto ; porque , por causa disso , por esse motivo ; contudo , porém , entretanto ; quando , logo que , assim que ; conseqüentemente, portanto , assim , logo etc.
E também aqui a leitura em voz alta ajuda a perceber se as idéias estão bem interligadas.

16. Faça com que seu texto seja sempre bem aceito. Você não precisa ter o domínio de todas as técnicas de escrever para que seu texto tenha boa aceitação de seus leitores, mas sem dúvida precisará estar atento para que ele transmita de forma coerente, coesa e clara a sua mensagem, além, é claro, de estar atento a algumas regras gramaticais.

A construção do texto

17. Comece por um bom planejamento. Todo texto exige planejamento. Antes de começar a redigir, registre, por frases ou tópicos, as idéias que tem a respeito do assunto. A seguir, delimite o tema. Pense no objetivo de seu texto: qual a finalidade? O que pretende informar? É provável que esteja escrevendo em função de um determinado problema. Anuncie-o. Delimitado o assunto, traçado o objetivo e enunciado o problema, planeje a contextualização, para situar o leitor em relação ao que vai tratar. Tudo o que você preparou até aqui pode ser colocado no item introdução . Prosseguindo, selecione entre todas as idéias que você inicialmente registrou as informações que podem atender a seus objetivos e dar conta do problema formulado. Reveja-as: são suficientes? Algumas podem ser eliminadas? Haveria outras a acrescentar? Coloque-as em forma de tópicos no item desenvolvimento . Finalmente, em função de tudo que planejou, pense nas frases que constituirão a conclusão.

18. Recorra a bons argumentos. Quando o objetivo é convencer o leitor, é preciso trabalhar bem os argumentos para que o texto não seja impregnado de “achismos”, que não levam a lugar algum. Recorrer a fatos é um bom recurso para argumentar. Outros recursos que você pode utilizar são os exemplos , os dados estatísticos , as ilustrações (fotos, quadros, figuras), os testemunhos (especialmente de quem tem autoridade sobre o assunto que você está expondo) e os depoimentos que podem confirmar suas declarações.

19. Observe bem as partes de seu texto. Além de todas as características já mencionadas, convém lembrar que o texto é uma unidade temática constituída de introdução, desenvolvimento e conclusão , ainda quando estas partes não vêm nomeadas. Para atingir plenamente seus objetivos e ser bem-aceito por quem o lê, as três partes devem estar intimamente relacionadas e articuladas em função do tema proposto. Na introdução você deve expor sucintamente o tema, os objetivos, a idéia geral do texto e, algumas vezes, o modo (a metodologia) de tratar o assunto. O desenvolvimento é a parte em que as idéias apresentadas genericamente na introdução são desenvolvidas, ou seja, onde você, de fato, faz a explanação do tema, do motivo ou da idéia sugerida inicialmente, só que agora com detalhes, fatos, exemplos, estatísticas, testemunhos e outros aspectos pertinentes. Para a conclusão , você construirá frases que indicam o término, o desfecho do texto.

20. Dê especial atenção aos parágrafos de seu texto. Se você construir bons parágrafos, com certeza construirá bons textos. Um bom jeito é iniciar o parágrafo pela idéia principal. Por exemplo: A população ainda sente insegurança quando se lembra dos acontecimentos que pararam a cidade de São Paulo em maio. Depois desenvolverá esta idéia principal com outras relacionadas ao que você está expondo, terminando-o com uma frase conclusiva formada por palavras que transmitem idéia de encerramento: assim , portanto , por isso , desta forma ou outras semelhantes. Qualquer que seja o modo como você inicia o parágrafo, é preciso desenvolvê-lo dando conta do que foi proposto na introdução, cuidando sempre para que uma frase dê continuidade a outra, para que a idéia principal seja bem explanada. Também é bom evitar parágrafos muito longos, pois podem tornar a leitura cansativa.

21. Articule bem as partes e os parágrafos. O texto todo é uma unidade de sentido em que as partes devem estar bem articuladas. E isso você pode conseguir utilizando algumas expressões que permitem a transição de uma idéia principal a outra, quer seja para os parágrafos do desenvolvimento, quer seja para os parágrafos da conclusão: dessa forma , em razão do exposto , em se tratando deste mesmo assunto , a seguir , a propósito , além disso , aliás , por outro lado , porém , mas , conseqüentemente , por fim , portanto , em síntese , resumindo ...
Qualidades gerais do texto.

22. Utilize linguagem simples e cortês. Se você estiver escrevendo um relatório, certamente vai se utilizar de termos específicos da sua área. Contudo, se estiver escrevendo um texto para um público que não domina a linguagem técnica da sua área, precisará tomar cuidado não só com as palavras que utiliza, mas também com o jeito como escreve, porque o estilo contribui muito para a aceitabilidade de um texto. Também não é bom tentar convencer ninguém a respeito de suas idéias com uma linguagem arrogante, impositiva. Pode ter certeza de que você atingirá seus objetivos com um estilo mais neutro, menos pessoal, mais cortês.
Um bom jeito de verificar se seu texto será bem aceito é deixá-lo guardado uns dois dias e depois lê-lo em voz alta. Você mesmo avaliará se a linguagem é adequada ou não. Considere ainda que todo texto polêmico deveria permanecer descansando pelo menos uma noite antes de ser enviado a seu destinatário.

23. Observe se a linguagem está adequada à situação. Assim como a linguagem oral, a linguagem escrita admite variações em função do destinatário, do ambiente e da finalidade do texto. A redação do e-mail para os amigos não é a mesma do trabalho acadêmico; o texto jornalístico não tem o mesmo tom do informe publicitário; o manual de instrução não segue o padrão lingüístico do artigo científico; o tom da carta do diretor de banco para a namorada não é o mesmo da carta que envia para os clientes; o texto do aluno não traz as abreviações que utiliza com os amigos internautas; o bilhete que a mãe deixa para a filha é diferente do que escreve para os pais de alunos da escola onde é coordenadora.
Este é um detalhe que você deve observar quando escreve: utilizar uma linguagem mais descontraída nas situações informais; perseguir um estilo mais formal quando a situação assim o exigir.

24. Por fim, preocupe-se com a correção gramatical. Como o que escrevemos revela quem somos – é uma forma de o leitor compor uma imagem a nosso respeito – torna-se muito importante observarmos algumas normas gramaticais para que a mensagem seja bem aceita por todos. Isso não significa que elas ditarão o que devemos ou não devemos escrever, que limitarão nossa expressividade, mas sim que ajudarão a melhorar a qualidade de nossa redação.
Por isso, antes de enviar seu texto ao destinatário, leia-o atentamente. As palavras foram bem utilizadas? A pontuação está correta, não está dando margem a ambigüidades? Foram respeitadas as regras de regência, de concordância, de colocação pronominal? Não custa verificar em uma gramática os aspectos que ainda lhe causam dúvidas.
A propósito, não confie cegamente no corretor ortográfico e no corretor gramatical do seu computador. Ele vai apontar, por exemplo, que a grafia “insipiente” está correta. Mas se você escrever a seu chefe que, “apesar de insipiente, ele pode confiar no seu projeto”, vai correr um grande risco. Porque você estará passando a ele a idéia de algo insensato, feito sem cautela, de forma imprudente. Se realmente queria escrever que seu projeto está no começo, deveria escrever “incipiente”. Como você vê, a simples grafia, neste caso, faz uma grande diferença! Assim como escrever bem pode fazer uma grande diferença na sua vida pessoal e profissional.

* Edna Maria Barian Perrotti é doutora em Lingüística Aplicada , professora de leitura e redação em cursos de graduação e pós-graduação, consultora em língua portuguesa e autora do livro Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto (Editora Saraiva).

mensagem 081009 - parakletos

παρακλητος - parakletos


1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém
1a) alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado
1b) pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor
1b1) de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados
1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro
1c1) do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino
porque ele, o "parákletos", o divino espírito santo de deus, o "ruach ha kodesch" foi enviado pelo pai e dado pelo pai.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14:26)"
justamente esse, a quem jesus, o cristo de nazaré, rogou ao pai que fosse enviado em nome do filho, testificando do filho, e dessa forma, estando apto a receber tudo o que é do filho, porque estaria conosco para sempre.
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, (Jo 14:16)"
ele que é procedente do pai, mas enviado em nome do filho, que é o espírito da verdade, que testifica da verdade e clareia nossa visão dando-nos o entendimento.
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. (Jo 15:26)"
esse é justamente o que nos abençoa e nos conduz a um conhecimento profundo da verdade que procede da palavra, porque ele próprio é o que testemunha fielmente que a palavra é o próprio cristo ressuscitado que vive e reina eterno e absoluto.
"Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (Jo 16:14)"
é o que permite e reforça com que nossa fé permaneça inabalável, mesmo quando passamos pelas mais duras provas.
esse é o consolador, o que não permite que fraquejemos, e quando por qualquer motivo, nos sentimos abalados, ele suavemente nos consola, como se consolasse a uma criança de colo.
assim tornou-se conveniente a todos nós a ida de nosso senhor e salvador jesus cristo, porque isso propiciou a vinda do parákletos, porque foi enviado por jesus a nos guiar, a nos consolar, a nos auxiliar e a nos proteger.
"Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. (Jo 16:7)"
a esse amigo justamente é que devemos esse fortalecimento constante que sentimos quando titubeamos.
essa força que intangível nos toca e que silenciosamente coloca em nosso peito os mais profundos e sagrados sentimentos.
ainda quando estamos cegos por motivos fúteis ele silencioso como a brisa, majestoso como o bater de asas de uma águia, glorioso como a queda de uma cachoeira; suavemente fala ao nosso coração na suave cantiga do amor, operando dessa forma o milagre do perdão.
porque ele é o que glorifica o filho, recebendo do que é do filho e anunciando o que é do filho, esse é o outro parákletos!
ensinando-nos nessa majestosa simplicidade o ponto culminante da humildade, porque o filho fala do que é do pai, o pai testifica do filho que testificam do espírito e que são testificados pelo espírito, com a autoridade de criador.
"Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou. (Jo 8:18)"
por isso com a autoridade que lhe foi conferida, ele o cristo de nazaré, o "yehoshua ha maschiach" está testificado pelo divino espírito santo de deus, do maravilhoso "yhwh", aquele que se autodenomina "eu sou".
"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. (1 Jo 5:6)"
assim, só resta a pergunta:
quem és?
eu a ti respondo:
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2:20)"
porque o mesmo espírito de mim testifica, como de ti a mim testifica:
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Rm 8:16)"
porque cristo nos redimiu, nos comprou em igualdade de condições, tanto a fiéis, como a gentios.
"E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. (At 10:45)"
"Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque, depois de haver dito:
Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta:
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. (Hb 10:14-18)"
então, meditando nesse tema, resulta correta a reflexão a seguir:
"Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16:18)"
pedro, a pedra e a igreja: - o significado desta passagem é que cristo edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por pedro e os demais discípulos.
isto é: que jesus é o cristo, o filho do deus vivo.
"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mt 16:16)"
(At 3:13-26).
"O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado: que o Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado,
o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
E acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.
Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades. (At 3:13-26)"
jesus emprega um trocadilho. ele chama seu discípulo de pedro (do grego petros, que significa uma pedra pequena).
a seguir, ele diz:
sobre esta pedra (do grego petra, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo) edificarei a minha igreja.
isto é: - sobre a confissão feita por pedro. (Mt 16:16) é jesus cristo que é a pedra.
isto é: - o único e grande alicerce da igreja (1 Co 3.11).
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1 Co 3:11)
pedro declara que jesus é a pedra viva... eleita e preciosa... a pedra que os edificadores reprovaram.
"E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, (1 Pe 2:4)"
"Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. (1 Pe 2:6)"
"E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; (1 Pe 2:7)"
"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. (At 4:11)"
pedro e os demais discípulos são pedras vivas, como parte da estrutura da casa espiritual (a igreja) que deus está edificando.
"vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (1 Pe 2:5)"
em lugar nenhum as escrituras declaram que pedro seria a autoridade suprema e infalível sobre todos os demais discípulos.
(leia atos 15)
"E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. (Gl 2:11)"
nem está dito, também, na bíblia que pedro teria sucessores infalíveis, representantes de cristo e cabeças da igreja.
tais idéias são injunções do homem e não a verdade das escrituras.
ainda assim, como o espírito santo testifica em nossos corações na qualidade de cristãos, rogo apenas que não nos armemos contra os irmãos, que certos ou não, estão pregando as novas do evangelho de cristo, posto que temos no próprio evangelho material que defenda tal prática.
"E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. (Lc 9:49-50)"
podemos talvez relembrar o cântico de davi?
"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (sl 133)"
assim queridos, conclamo a todos, evangélicos, católicos, enfim, a tantos quantos pregam a "palavra da cruz" unamo-nos, porque é chegada a hora; derrotemos pois, em nome de jesus, a satanás e a seus seguidores.
(ou deixá-lo-emos que nos derrotem, porque ainda estaremos discutindo placas, e não combatendo o bom combate?)
para isto fomos chamados:
"Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. (1 Tm 6:12)"
neste momento poderá cantar com o orgulho do guerreiro cristão
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (2 Tm 4:7)"
mostre que sabes a que fostes chamado, para o triunfo da verdade, não para aceitar de satanás as sementes da discórdia, da arrogância e do egoísmo.
lembre-se: cristo, não é propriedade nossa, nós somos propriedades de cristo e a ele devemos entregar nossas vidas sem restrição alguma.
"e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. (1 Pe 2:8-10)"
que o santo dos santos, o eterno "eu sou", o maravilhoso "yhwh" em nome de nosso senhor e salvador jesus cristo; a pedra que os construtores rejeitaram, mas que nós, pela misericórdia do eterno que permitiu pelo "parákletos", que o aceitássemos como nosso único e suficiente salvador, seja com todos abençoando, lavando e remindo pelo sangue carmesim, hoje e sempre, amém e amém! - (igreja evangélica santo dos santos - bispo ely vidal - fones: 041-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - msn: elysilmarvidal@gmail.com - o parákletos e a igreja - mensagem 081009)
Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.
Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:
(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

quarta-feira, 16 de março de 2011

mensagem 070809 - porque orarmos

E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. (Gn 25:21)
Nós, pois, jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações. (Ed 8:23)
Quem é o Todo-poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações? (Jó 21:15)
Ó tu que ouves as orações! A ti virá toda a carne. (Sl 65:2)
E ferirá o SENHOR aos egípcios e os curará; e converter-se-ão ao SENHOR, e ele mover-se-á às suas orações e os curará. (Is 19:22)
Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. (At 10:4)
E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus, (Rm 15:30)
não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, (Ef 1:16)
Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, (1 Ts 1:2)
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, (1 Tm 2:1)
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. (1 Pe 3:12)
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. (Ap 5:8)
E veio outro anjo e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. (Ap 8:3)
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. (Ap 8:4) - (igreja evangélica santo dos santos - bispo ely vidal - fones: 041-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - msn: elysilmarvidal@gmail.com - mensagem 070809 - porque orarmos)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

domingo, 13 de março de 2011

Mensagem 070609 - Salmo 23

por esse salmo podemos aprender exatamente como um pai deve e pode cuidar de seus filhos, como um pastor pode e deve cuidar de suas ovelhas.
deus nos mostra a ele mesmo como o grande e maravilhoso pastor que nos cuida, que nos sara, que nos lava, que nos redime e que em sua infinita e maravilhosa bondade nos ama com um amor tão grande que foi capaz de entregar-se na pessoa do filho, jesus o cristo de nazaré, a ser imolado no madeiro para a remissão total e irrestrita de nossos pecados.
ele não é pastor deste ou daquele, ele não é pastor meu ou teu, ele é o pastor, ele é o supremo pastor, ele é aquele que vê adiante de mim e de você, que vê além das nossas caras feias, que vê o profundo de nossos corações.
ele é aquele que vê e enxerga (por sua onipotência, onisciência e onipresença) algo no fundo de nossos corações, que nós mesmos muitas vezes somos incapazes de perceber que existe.
porque ele enxerga lá... bem no fundo, naquele cantinho mais escuro de nossos corações, uma nesga de bondade... uma possibilidade de transformação... e isso ele enxerga em mim, em ti, e naquele homem que à sociedade já está perdido.
mas ele enxerga... ele vê a possibilidade da renovação, ele vê porque ele sabe tudo e todas as coisas...
novamente ele mostra que apenas uma "mãozinha" (uma nuvem do tamanho de uma mãozinha, poderá gerar chuvas torrenciais):
"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. (1 Rs 18:44)"
e assim, ele e somente ele sabe da capacidade que está por trás daquela pequena e quase obscura força capaz de amar, que eu, você, ele, ela e enfim todos temos desde a criação, porque fomos feitos à imagem e semelhança de deus o pai eterno.
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre
todo réptil que se move sobre a terra. (Gn 1:26)"
essa força capaz de amar é o espírito santo de deus que se move desde sempre.
ele é puro, ele é singelo, ele é calmo, ele é silencioso. ele é a essência do amor, por isso foi chamado "o consolador":
"Depois, voltei-me e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador; e a força estava da banda dos seus opressores; mas eles não tinham nenhum consolador. (Ec 4:1)"
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, (Jo 14:16)"
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jo 14:26)"
ouvindo-o, ouviremos a deus pai e deus filho, que nos ama com o amor que é acima de todo amor, porque é o amor puro, aquele amor que não vê a tua carne, que não vê a tua aparência, o teu título e sobretudo, não vê a tua carteira:
"Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades. (Is 43:24)"
ele viu aquilo que não se vê, e nos resgatou, pelo puro sangue carmesim vertido no madeiro, para que dessa forma pudessemos usufruir de todas as promessas contidas neste salmo:
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. (Sl 23:1-6)"
a única condição para que isso se faça realidade é que aceitemos a cristo como único e suficiente salvador como está escrito em:
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta. (Zc 9:9)"
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. (Ap 3:20)"
"Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pe 1:11)"
então, aceitemos agora ao nosso senhor jesus, o cristo de nazaré, como nosso único e suficiente salvador, aquele que veio para nos lavar, salvar e redimir de todos os nossos pecados (note que foi dito todos) e de todas as nossas iniquidades, portanto, nada mais ficou a ser resgatado, nossa conta foi integralmente paga ao inimigo de todas as nações, pois:
"Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tt 3:4-7)"
então, não percamos mais tempo, falemos mais daquele que é verdadeiramente o "meu pastor", porque assim sabemos que nada, absolutamente nada nos faltará, e poderemos enfim, por sua infinita misericórdia um dia estar com ele e contemplar a sua face e servi-lo para sempre. (igreja evangélica santo dos santos - fones: 041-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - bispo ely vidal - mensagem 070609 - salmo 23)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mensagem 060809 - A sogra de Pedro

Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela.
E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os. (Lc 4:38-39)
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (Jo 11:25)
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Ef 3:14-21) - (igreja evangélica santo dos santos - bispo ely vidal - fones: 041-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - msn: elysilmarvidal@hotmail.com - mensagem 060809 - a sogra de pedro)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.santodossantos.org

quarta-feira, 9 de março de 2011

SIMPLESMENTE MULHER! - (poeta: Rosa Leme)

SIMPLESMENTE MULHER!

Com a letra ''M "de mãe;
Com responsabilidade suave;
Natureza, Deus a fez feminina.
Delicada, formosa, pura e linda;
É uma flor no jardim de Jesus.

Mulher sábia
Com a sabedoria de Deus,
Com uma palavra pode mudar uma nação.
Pode transformar a guerra em paz.

Mulher símbolo de força
Fé inabalável.

No lar, mulher sal da terra
É o sol que brilha, emitindo luz
Para sua família.
É o sal que dá sabor de mansidão
E domínio próprio para todos.

Mulher protetora
Age como uma leoa para defender seus filhos.
Mas com carinho tem o semblante suave
De um ser celestial.

Que linda criatura!
É tanta sua meiguice no olhar!
Com doces palavras sabe os tristes alegrar.
Com tanta ternura!
Parece mais é um anjo de candura.

Mulher quanta fidelidade!

Nas alturas, nos montes, nas marés altas ou baixas,
Na tempestade, no deserto ou no vale
Ela é fiel ama sem medida.

Mulher guerreira,
Desbrava com doçura, vai sem medo...
Luta pelos injustiçados com candura.
Esquece a maldade da sociedade, luta pela igualdade.

Mulher pura, sem manchas.
É a mulher serva de Deus, que dobra os joelhos
Em oração e adoração ao senhor.
É a mulher que ama e libera o perdão.
Sou Simplesmente mulher!

(poeta: Rosa Leme)

terça-feira, 8 de março de 2011

Você conhece QR Code?

Você conhece QR Code?     Como já devem ter notado nossos portais estão com uma nova tecnologia, no final de cada postagem tem um botão "QR Code", e se você clica nele abre uma nova página com um desenho muito estranho. Trata-se do QR Code, uma tecnologia que há muito vem dominando o mercado nacional.   O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares.   O QR é a muito tempo uma fantástica evolução, tratando-se de marketing, de vidoclipes, de músicas, internet. Sua facilidade também o faz notado, pois para ter acesso à ele basta o usuário fazer download de um aplicativo gratuito na internet através de seu celular.   Para ter acesso ao QR code, você deve baixar e instalar o aplicativo abaixo, ou algum outro dos diversos existentes. Depois de instalado você tira uma foto do código e seu celular automaticamente interpretará o código.    Download do Aplicativo    http://reader.kaywa.com/

Gente de verdade (poesia de Juleni Andrade) - uma homenagem à todas as mulheres

GENTE DE VERDADE

.
Desde menina, mulher...
boneca, casinha, panelinha.
Recebeu a sina de rainha do lar...
da casa, da cria, da lida.
.
Desde os primórdios
da humana idade...
querem a mulher
de asas podadas,
de pés amarrados,
de boca fechada.
.
Poetas puseram-na
num altar...
irreal, inalcançável.
.
Mas,
a mulher
só pretende viver
em paridade...
Poder exercer
o direito de ser
gente de verdade.
.
(Juleni Andrade)

ouve porque assim diz o senhor: de teu coração saem súplicas, tuas lágrimas chegam ao trono de deus, ele te ouvirá, porque está atento ao teu clamor, e te dará a súplica de tua alma.

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria." (Sl 126:5)

"Assim diz o SENHOR: Reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR; pois eles voltarão da terra do inimigo." (Jr 31:16)

porque suas lágrimas mulher, tocam e fazem com que o mover de deus seja sentido pela humanidade.

"E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento." (Lc 7:38)
"E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos." (Lc 7:44)

porque serves ao senhor com humildade, porque atendes ao senhor com amor, com o amor que o senhor tem colocado em seu coração.

"O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia." (Hb 5:7)

eu te abençoo em nome do pai, do filho e do espírito santo, porque "Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas," (Fp 1:3-4)  amém e amém! (igreja evangélica santo dos santos - msn: elysilmarvidal@gmail.com - fones: 041-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - bispo ely vidal - homenagem "dia da mulher" - 080310)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.santodossantos.org

segunda-feira, 7 de março de 2011

Soneto - (John Keats)

John Keats – poeta inglês – 1795-I82l


Soneto

Quando fico a pensar poder deixar de ser
antes que a minha pena haja tudo traçado,
antes que em algum livro ainda possa colher
dos grãos que semeei o fruto sazonado;

quando vejo na noite os astros a brilhar
- vasto e obscuro Universo, impenetrável mundo! -
quando penso que nunca hei de poder traçar
sua imagem com arte e em sentido profundo;

quando sinto a fugaz beleza de alguma hora
que não verei jamais – como doce miragem –
turva-se a minha mente, e a alma em silêncio chora

um impulsivo amor. E a sós, me sinto à margem
do imenso mundo, e anseio imergir a alma em nada
até que a glória e o amor me dêem a hora sonhada!

domingo, 6 de março de 2011

Mensagem 051009 - confessai suas faltas

senhor eis-me aqui.
eis-me aqui para te confessar minhas faltas, para te falar de minhas culpas.
todas já tão conhecidas tuas e nem por isso menos importantes, afinal tua palavra conclama a que nos confessemos:

"Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16)"

então, eis-me aqui novamente a pedir-te que me perdoe.
que me perdoe e que me permita viver um pouco mais afastado:
do egoísmo;
da falta de amor;
da hipocrisia;
da falta de carinho;
do mau caratismo;
da infidelidade;
da falta de paciência;
da incompreensão;
do orgulho;
da má fé;
da ganância;
da arrogância;
da falta de ética;
da falta de fé;
dos crimes que cometo contra mim mesmo no dia-a-dia;
dos crimes que cometo contra meus irmãos no dia-a-dia;
senhor eu não sou digno de que entres em minha casa, mas a tua graça me basta conforme a tua palavra confirma:

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2 Co 12:9)"

assim paizinho amado eis-me aqui.
eis-me aqui para te louvar, te honrar e glorificar.
para cantar ao mundo quão maravilhoso és, pois tens feito maravilhas e tua obra proclama a grandiosidade de teu sagrado e santo nome.
eis-me aqui, porque o único lugar no mundo em que quero estar é a seus pés senhor.
porque de nada me valeria ganhar o mundo, porque nada vale mais que a minha alma e a alma de meus amados irmãos.
senhor permita que seu suave e divino sopro me guie, permita que eu seja corrigido, tantas vezes quantas necessário for, para que eu seja salvo e para que eu possa ajudar a outros que se salvem.

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16:26)"

permita senhor que este teu servo veja o que os olhos não vêem e ouça o que os ouvidos não ouvem, para que assim sendo eu possa serví-lo com tanto mais amor e ardor.
e permita senhor que minha mente não se embote, para que me não esqueça das maravilhas que em minha vida tens feito.
pois que tenho ainda a condição de salvar minha alma por tua misericórdia e infinito amor, porque deste a teu filho por amor de mim.
senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade e que por sua misericórdia eu seja salvo. e permita que eu seja a meus irmãos um espelho fiel de sua face, e que seu divino espírito me toque para que eu ame com o amor que tu me tens ensinado.
no nome santo, doce e sagrado de nosso senhor e salvador jesus cristo eu clamo, senhor tem misericórdia deste verme que necessita de ti. amém e amém! - (igreja evangélica santo dos santos - bispo ely vidal - fones: (+55) 0xx-41-3338-6234 - (tim) 041-41-9820-9599 - msn: elysilmarvidal@gmail.com - confessai suas faltas - 051009)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

sexta-feira, 4 de março de 2011

Mensagem 041209 - espere em mim

espere em mim.

"Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre." (Sl 131:3)

e quando todos te criticarem e te olharem de viés, ainda assim, espere em mim.

"Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção," (Sl 130:7)

saiba que eu sou deus e somente eu sou deus.

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra." (Sl 46:10) "e apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo." (Gn 26:24)

nada há, houve ou haverá que me possa fazer frente.

"Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão." (Dt 32:39)

nada há, houve ou haverá que me possa desafiar e tirar-me a autoridade que tenho sobre tua vida.
essa autoridade a tenho, desde que soprei em tuas narinas o sopro da vida; desde quando ainda eras pó e o juntei e amassei para formar esse belo espécime, que hoje apresento perante a humanidade, para a glória do meu nome e para o bem de toda a humanidade.

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.
Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" (Is 43:10-13)

todas as noites tenho te acompanhado. noites, digo para aqueles momentos que ,mesmo com o sol, já não consegues sorrir.
saibas que também não sorrio, pois que me faz entristecer ao te ver triste, mas é necessário que passes pelas provas, por isso passas por essas noites e dias tempestuosos.
mas notes que, quando estás na tempestade, quem te carrega nos braços sou eu.
não te deixo só nem pelo mais breve sopro.
sou eu que te sustento, sou eu que te curo as feridas, sou eu que te afago, ainda que não percebas.
apenas creia e espere em mim, estou ao teu lado, e não te desampararei.
essa voz que te fala, "desista!", essa voz que te fala "onde está teu deus?", essa voz que te fala "tudo te falta, ele já não te escuta!"
essa é a voz da derrota, não lhe dê ouvidos, porque, ainda que te falte tudo o mais, o maior prêmio tu já ganhaste, que é a vida eterna, pela qual, eu me entreguei no madeiro como cordeiro, para ser imolado pelos teus pecados, apenas para te garantir o direito à vida eterna, e essa vida tu já a ganhaste, esse direito já é teu, então, lembre-se, o restante são os brindes que te estou dando.

"E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome." (Is 45:3)

então, se por ventura em algum momento, alguns desses brindes te não caírem às mãos, não fica triste, chateado ou magoado, pois não te esqueci, não.
lembre-te que eu mesmo não usufrui de brinde algum, vim à vida, para, como cordeiro, ser imolado pelos teus pecados, pelas tuas dores, e não me regalei com os brindes que te estou colocando à disposição, no entanto, tudo o que tenho preparado ainda para ti é muito maior que isso tudo.
é maior até que essa vida mesquinha que hoje amas com amor às vezes maior que o amor que tens por mim.

"Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças." (Is 45:5) "Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti." (Is 43:3)

não te esqueças, somente eu te amo e por ti já fiz um bocado e tenho feito muito mais e continuarei fazendo pelos séculos dos séculos, porque tu és meu.

"Mas, agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu." (Is 43:1)

e para onde te levarei a morar, quando enfim chegar a hora, com certeza será o melhor ambiente que possa existir, atesto com todas as palavras que nada igual ou semelhante foi sequer sonhado por um ser humano, porque nisso reside a minha glória e majestade: o eu somente deter o conhecimento.

"E habitarão nela seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas; sim, habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que roubam nos seus contornos; e saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus." (Ez 28:26) "Eis que eu farei vir sobre ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade." (Jr 33:6)

assim sendo, apenas lembra-te:

"Lembra-te dessas coisas, ó Jacó, e, tu, Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel; não me esquecerei de ti." (Is 44:21) "E me disse: Tu és meu servo, e Israel, aquele por quem hei de ser glorificado." (Is 49:3) "E ponho as minhas palavras na tua boca e te cubro com a sombra da minha mão, para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo." (Is 51:16)
"Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim;" (Is 46:9)

e não temas a nada e a ninguém.

"Porque eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo." (Lv 11:45)
"E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação." (Gn 46:3) "E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;" (Êx 6:7) "e saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu, o SENHOR, seu Deus." (Êx 29:46) "Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei." (Sl 2:7) "tu, a quem tomei desde os confins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes e te disse: tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei;" (Is 41:9). - (igreja evangélica santo dos santos - bispo ely vidal - fones: 041-3338-6234 - (vivo) 041-9109-8374 (tim) 041-41-9820-9599 - msn: elysilmarvidal@gmail.com - espere em mim - 041209)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, e por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)